Monday, June 8, 2009

Restituição do Imposto de Renda

Na última sexta-feira, a Receita Federal liberou a consulta ao primeiro lote de restituição de imposto de renda que será pago no próximo dia 15 com correção de 1,77%.

O calendário de restituição para este ano é o seguinte:
  1. 15/06/2009
  2. 15/07/2009
  3. 17/08/2009
  4. 15/09/2009
  5. 15/10/2009
  6. 16/11/2009
  7. 15/12/2009

Eu, mais uma vez, estou recebendo a restituição no primeiro lote. O cronograma de restituição privilegia os aposentados, as restituições de menor valor e a ordem de transmissão das declarações. Eu sempre procuro transmitir a minha declaração na primeira semana de março e tenho consistentemente recebido a restituição no primeiro lote. Tenho uma amiga que diz que não importa quando recebe, a restituição sempre salva a pátria.

Para aqueles que anteciparam ou pretendem antecipar a restituição através da contratação de empréstimo junto a instituição financeira, cuidado. Caso o contribuinte caia na malha fina, a Receita Federal tem até 5 anos para esclarecer as pendências e você pode acabar sem receber a restituição quando previsto e ter que desembolsar o valor contratado acrescido de juros.

Qual o destino você vai dar a sua restituição? Eu estou investindo 100% do valor da restituição na minha meta de poupança do ano. Outras sugestões de uso do recurso incluem liquidar dívidas dando preferência aquelas com juro mais alto.

No comments:

Post a Comment